POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA

PROPÓSITO

  • A segurança é uma preocupação constante desta RICOS Engenharia e, portanto, todas as precauções devem ser tomadas para oferecer um local de trabalho seguro.  O setor de segurança do trabalho efetua inspeções e reuniões de segurança regulares e também se reúne com a direção da RICOS Engenharia para planejar e implementar o programa de segurança. 

  • O bom senso e o interesse pessoal ainda são as maiores garantias de efetiva segurança no trabalho, em viagem ou no lar.  Levamos muito a sério a questão de segurança e qualquer violação intencional ou habitual das regras a ela relacionadas será considerada falta grave, sujeitando os infratores as sanções disciplinares previstas no Regimento Interno.

  • A participação (e cooperação) de cada colaborador (funcionário, prestador de serviço ou estagiário) é necessária para transformar as RICOS Engenharias da RICOS Engenharia em locais de trabalho seguros.   Deve-se ajudar a si mesmo e aos outros, informando condições inseguras ou de perigo imediatamente ao responsável pela execução do serviço ou a um membro do comitê de segurança. As regras de segurança apresentadas em placas, discussões com o superior imediato, normas da RICOS Engenharia e regulamentos publicados no manual de segurança devem ser consideradas seriamente.  Deve-se pensar sempre na segurança ao desempenhar suas funções ou ao aprender novas tarefas.

  • Trabalhamos para prevenir todos os incidentes. Nos empenhamos continuamente na busca do ‘zero’ dano pessoal, material e imaterial, além disso, investimos continuamente na Saúde e Segurança de funcionário ou contratados, melhorando continuamente o ambiente de trabalho.

  • Para cumprir com nossa Política de Saúde e Segurança no Trabalho, iremos: (i) Exigir que cada funcionário ou contratado assuma a responsabilidade de zelar pela Saúde e Segurança no Trabalho, colocando foco em seu próprio comportamento. (ii) Aplicar uma metodologia sistemática e mensurável para melhorar continuamente a nossa cultura e desempenho em SSO. (iii) Levar conosco nossos altos padrões de SSO onde quer que tenhamos negócios. (iv) Comunicar de maneira aberta e transparente as questões e o desempenho relativos à Saúde e Segurança no Trabalho de modo a compartilhar e aprender as melhores práticas colhidas internamente, bem como junto às nossas fontes externas. (v) Integrar Saúde e Segurança no Trabalho em todos os processos comerciais. (vi) Melhorar constantemente a eficiência, segurança e bem-estar no trabalho. (vii) Definir claramente as responsabilidades em relação à gestão de Saúde e Segurança no Trabalho. (viii) Ter uma direção compromissada e dedicada a melhorar constantemente o nível de desempenho da RICOS Engenharia referente a Saúde e Segurança no Trabalho. (ix) Ter funcionário ou contratados conscientizados em relação à saúde, bem-estar e segurança. (x) Ser reconhecidos por nossos clientes como um excelente parceiro em Saúde e Segurança no Trabalho e como benchmark por outras RICOS Engenharias.

 

INFORME DE ACIDENTE

Qualquer lesão no trabalho, não importa a gravidade, deve ser informada imediatamente ao setor de segurança do trabalho e receber a atenção dos primeiros socorros.  Condições mais sérias podem resultar de pequenos ferimentos não tratados adequadamente.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

Para garantir sua segurança e a de seus colegas, observe e obedeça às seguintes regras e diretrizes:

  • Pratique os procedimentos de segurança estabelecidos para o trabalho.

  • Em caso de doença ou lesão, não importa a gravidade, informe imediatamente ao responsável.  Em nenhuma condição um funcionário ou contratado deve tratar lesões em si mesmo ou em outra pessoa nem tentar remover partículas ou corpos estranhos dos olhos.

  • No caso de lesões com possíveis fraturas nas pernas, costas ou pescoço ou acidentes que levem à inconsciência ou uma lesão grave na cabeça, o funcionário ou contratado não deverá ser removido até receber atenção médica do pessoal autorizado.

  • Não use roupas soltas nem joias perto de máquinas.  Elas podem se prender ao equipamento em movimento e causar sérias lesões. Joias ou adornos (anel, cordão, pulseiras, brincos e piercing) estão proibidos, seguindo assim a legislação vigente.

  • Nunca distraia outro funcionário ou contratado, pois isso pode resultar em acidente.  Se você precisar da atenção de outro funcionário ou contratado, espere até que isso possa ser feito com segurança.

  • Onde for solicitado, use o equipamento de proteção como óculos, máscaras, luvas, sapato de segurança, etc. a partir do início da jornada de trabalho, além de obrigatórios eles servirão como atenuadores, em caso de acidentes com possíveis lesões.

  • Equipamentos de segurança como contenções, recuos e dispositivos de duas mãos são para sua proteção.  Verifique se o equipamento se ajusta a você.

  • Material empilhado, tábuas de deslizamento, caixas ou outros equipamentos, não devem bloquear corredores, saídas, equipamento de combate a incêndio, painéis de iluminação ou energia, válvulas, etc. PORTAS CORTA-FOGO E CORREDORES DEVEM SER MANTIDOS DESIMPEDIDOS.

  • Mantenha sua área de trabalho limpa.

  • Use ar comprimido somente para o trabalho a que se destina.  Não limpe suas roupas nem brinque com ele, esta prática é proibida, sujeita a sanções disciplinares.

  • Observe os regulamentos para fumantes.

  • Desligue a máquina antes de limpar, reparar ou ir embora.

  • Corridas e brincadeiras são estritamente proibidas.

  • Não bloqueie o acesso aos extintores de incêndio.

  • Não mexa em controles elétricos nem interruptores.

  • Não opere máquinas ou equipamentos se não tiver sido adequadamente instruído e autorizado pelo supervisor.

  • Não se envolva em práticas que não estejam de acordo com as regras sensatas de segurança.

  • Informe quaisquer condições ou ações INSEGURAS ao responsável.

 

AJUDE A EVITAR ACIDENTES

  • Use as passagens designadas ao se mover de um lugar a outro e nunca tome atalhos arriscados.

  • Erga objetos da maneira apropriada. Use braços e pernas para levantamento de peso, caso não seja possível chame um colega para ajuda-lo, mantenha sua coluna vertebral sempre na posição ereta, posição de descanso. Use as pernas, não as costas.

  • Não ajuste, limpe nem abasteça máquinas em movimento.

  • Mantenha controladores de máquina no lugar próprio.

  • Não atire objetos.

  • Use solas grossas de sapato e roupas apropriadas.  Shorts ou vestidos curtos não são permitidos.

  • Coloque papel e lixo nos contêineres apropriados e não em recipientes fornecidos para pontas de cigarro.

  • Lista de verificação de segurança: é responsabilidade de cada funcionário ou contratado estar atento a possíveis situações de risco.  Se você identificar alguma situação de risco possível, informe imediatamente ao seu superior hierárquico.

  • Equipamento de segurança: a RICOS Engenharia irá garantir que você receba roupas e equipamentos de proteção necessários para sua tarefa.  Use-os conforme instruções e cuide deles.  Você será cobrado pelo mau uso, perda ou destruição desses artigos quando isso ocorrer por negligência.

  • Sapatos de segurança: a RICOS Engenharia determinará quais tarefas e áreas de segurança exigem sapatos de segurança.  Em nenhuma circunstância um funcionário ou contratado tem permissão de trabalhar com sandálias ou sapatos abertos.

  • Óculos de segurança: a utilização de óculos de segurança por todos os funcionários ou contratados é obrigatória quando indicado.  Uma aderência estrita a essa política pode reduzir consideravelmente o risco de lesões nos olhos.

  • Ordem no local de trabalho: seu local de trabalho deve ser mantido limpo e em ordem.  Mantenha máquinas e outros objetos (máquinas e equipamentos, caixas, ferramentas, etc...) no local adequado. Coloque o lixo nos recipientes adequados e armazene corretamente ferramentas nas prateleiras para que não caia sobre outro trabalhador.

 

POLÍTICA ESPECÍFICA SOBRE FUMO, DROGAS E ÁLCOOL NO TRABALHO

A RICOS Engenharia tem estabelecida uma política sobre fumo, álcool e drogas, com o objetivo de prevenir, melhorar e manter a saúde e o bem-estar dos seus funcionários, garantindo as condições que permitam um adequado desempenho de suas funções. Temos consciência de que o tabagismo, o alcoolismo e o consumo de drogas ilícitas, produz efeitos danosos à saúde e à segurança, interferindo na produtividade e na eficiência do trabalho e comprometendo os desempenhos profissionais e da RICOS Engenharia.

 

Assim, a RICOS Engenharia AWANTT Engenharia adota as seguintes diretrizes, orientada aos seus funcionários, para garantir o cumprimento de sua política:

 

  • Está explicitamente proibido fumar no interior das instalações da RICOS Engenharia (salvo em áreas especificamente determinadas) e de seus clientes, bem como no interior de seus veículos de serviço ou de transporte de cargas.

  • A utilização, posse, distribuição e venda de drogas ilícitas, dentro das instalações da RICOS Engenharia ou das instalações de seus clientes e fornecedores, durante a jornada de trabalho, está terminantemente proibida.

  • De mesma forma, está proibido o consumo, a posse, a distribuição e venda de bebidas alcoólicas nas instalações da RICOS Engenharia e de seus clientes e fornecedores, durante a jornada de trabalho.

  • As proibições anteriormente citadas tem sua abrangência estendida para a operação no interior de todos os veículos da RICOS Engenharia, sejam eles de serviço ou de transporte de carga, próprios ou de terceiros quando contratados pela RICOS Engenharia.

  • Também está proibido aos funcionários se apresentarem nas dependências da RICOS Engenharia sob efeito de álcool ou drogas ilícitas.

 

A RICOS Engenharia se reserva no direito de realizar testes de embriaguez e/ou de consumo de drogas ilícitas ou de convocar terceiros para que os façam em situações em que um funcionário, diretamente contratado ou de terceiros, esteja envolvido em algum acidente e/ou apresente características ou atitudes suspeitas.

 

A comprovação do uso, transporte, distribuição e venda de bebidas alcoólicas ou drogas por parte do funcionário da RICOS Engenharia, será passível de tomada de medidas disciplinares cabíveis. Na ocorrência desta comprovação recair sobre um profissional contratado por terceiros, este será afastado de seu posto de trabalho.

 

POLÍTICA ESPECÍFICA SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

A RICOS Engenharia tem estabelecida uma política de segurança no transito, com o objetivo de prevenir acidentes e preservar a integridade e a saúde de seus funcionários quando em operação de veículos de serviço, no exercício de suas funções laborais. Para garantir o cumprimento de sua política por todos os seus funcionários, e de igual forma às RICOS Engenharias contratadas para realizar os serviços de transporte, a RICOS Engenharia AWANTT Engenharia adota as seguintes diretrizes:

 

  • A RICOS Engenharia provê condições para que seus veículos sejam conduzidos de forma segura, dentro dos conceitos de direção defensiva e respeitando as instruções citadas no Código Nacional de Trânsito.

  • Os funcionários da RICOS Engenharia, com autorização para conduzir seus veículos de serviço (fornecida pelo RH), possuem habilitação para tal e são instruídos a seguir rigorosamente as regras de trânsito.

  • A RICOS Engenharia mantém vigilância sobre seus contratados, cobrando responsabilidade sobre a manutenção corretiva e preventiva de seus veículos e a habilitação específica de seus condutores. Tal exigência consta no contrato firmado entre as partes e é alvo de cobrança sistemática dos setores afins.

  • A RICOS Engenharia incentiva o desenvolvimento de campanhas de conscientização no trânsito aos funcionários e contratados, para a prevenção e mitigação de acidentes rodoviários.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Adotamos esta postura ciente de que está em conformidade com nosso REGIMENTO INTERNO e que suas condições vem colaborar com a formação de uma atitude mais positiva e saudável.

 

A segurança é uma preocupação constante da RICOS Engenharia e, portanto, todas as precauções devem ser tomadas.

ver.1.1 – dezembro de 2017